topo

Parto vaginal: alarga a vagina?

17/02/2021

Esse título foi colocado propositalmente, pois, esse é o segundo maior receio das gestantes optarem pelo parto vaginal. O primeiro é o medo da dor. Vamos desmistificar essa história de que parto alarga tudo.

Primeiro, saiba que nosso corpo se prepara a gestação inteira para que um bebê passe pelo canal de parto e saia pela vagina. A ação hormonal que ocorre nessa fase é responsável por aumentar o fluxo sanguíneo da região, aumentando a capacidade de alongamento desse tecido na hora do parto. Além disso, os ligamentos e articulações da pelve permitem um encaixe perfeito do bebê pela sua capacidade de expansão.

Mas e depois do parto? Como fica? A genitália externa e a vagina apresentam edema que regride após 48h. Já no períneo, o estado edematoso demora mais ou menos duas semanas para diminuir. No entanto, a musculatura do assoalho pélvico é para quem devemos chamar a nossa atenção. Essa região sofre um enfraquecimento não somente por conta dos hormônios, mas devido à sobrecarga provocada pelo aumento do volume abdominal. No parto, algumas dessas estruturas podem sofrer lesões provocadas (episiotomia) ou lacerações naturais. Essas lesões podem gerar dores no períneo, algumas disfunções do assoalho pélvico, prolapso de órgão e dor na relação sexual. E como nossa natureza é perfeita, FELIZMENTE lacerações mais graves são raras. Sendo assim, lacerações de mucosa e músculo perineal apresentam boa recuperação.

Estudos apontam que fazer fisioterapia na gestação, diminui as chances de lacerações graves, proporciona melhor cicatrização, diminui o limiar de dor no períneo e diminui em até 4h a fase final de trabalho de parto. Vale lembrar que, independente de ter ou não laceração, uma avaliação com profissional da área é sempre recomendada após o parto.

Por Bianca Boscarino, Fisioterapeuta, Doula e mãe do Miguel.

Para conhecer mais o trabalho da Bianca é só acessar o instagram @fisioterapiaobstetrica.

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!